Registro Geral

O Registro Geral (RG) — ou carteira de identidade, como é mais conhecido em todo o país — é o principal documento identificatório de uso corrente no Brasil. Apesar de sua emissão ser de responsabilidade de cada unidade federativa (estados e Distrito Federal), a validade do RG se estende por todo território brasileiro.
Ao obter o primeiro RG, seja na idade que for, as informações serão retiradas diretamente da Certidão de Nascimento. Nome completo, filiação (nome dos pais), data e estado de nascimento são alguns dos dados que integrarão a carteira de identidade do cidadão.

Quando tirar a identidade

Atualmente, os pais procuram solicitar o RG de seus filhos cada vez mais cedo. Muitas vezes, antes dos 5 anos de idade a criança já conta com seu documento identificatório. Essa medida facilita diversos trâmites burocráticos e permite, por exemplo, que se possa abrir uma conta bancária em nome do menor de idade, simplificando assim sua identificação que, caso contrário teria que ser feita apenas com a Certidão de Nascimento.

Não há, portanto, um limite mínimo, mas é importante ter em mente que o documento serve para identificação pessoal, tanto pelos dados contidos quanto pela foto presente. Dessa maneira, é necessário entender que, quando a foto torna-se muito desatualizada, já está na hora de solicitar uma segunda via.

Serviços relacionados com a carteira de identidade

A segunda via e a renovação são, portanto, os serviços mais procurados normalmente. Com a solicitação de segunda via o solicitante poderá alterar o sobrenome por conta de mudança do estado civil, por exemplo, acrescentar o nome do pai na filiação ou simplesmente corrigir erros. A identidade que, por alguma razão, tenha sido emitida com prazo de validade deverá ser renovada por meio de agendamento do serviço.

De maneira geral, os atendimentos devem ser agendados previamente na maioria dos postos de identificação civil. Grande parte dos estados contam com esse recurso, pois essa medida garante mais agilidade no processo e menores taxas de erros na confecção do documento.